Filhas de Maria Auxiliadora
Fundadores | Carisma
FMA Mundo
FMA Portugal
Família Salesiana
Pastoral Juvenil
Recursos | Partilha
Publicações
Ligações Úteis
Sugestões | Contactos

Nossa Senhora Auxiliadora

Lançamento do Ano pastoral da Família Salesiana – Fátima, 18/09/2011

 

Lançamento do Ano pastoral da Família Salesiana – Fátima, 18/09/2011
Lançamento do Ano pastoral da Família Salesiana – Fátima, 18/09/2011

Quem teve a dita de participar neste encontro, regressou a casa, ao fim do dia, certamente muito feliz porque mais enriquecido com a vivência do espírito salesiano que a todos une numa verdadeira família. Éramos 60 pessoas: 6 SDB, 24 FMA e 30 leigos, na maioria membros da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASC), mas também da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e Antigos Alunos (AASDB e FMA).

Depois do acolhimento e oração de laudes, a manhã constou duma sucosa exposição do tema “Espiritualidade e Missão”, apresentada pelo Pe. J. Rocha Monteiro, depois um breve intervalo seguido de uma pequena partilha de experiências e da apresentação do Programa 2011-2012 para os grupos de leigos da Familia Salesiana (FS). A Eucaristia, presidida pelo Pe. Artur Pereira, Provincial SDB, encerrou com chave de ouro os trabalhos da manhã.

A tarde iniciou com uma exaustiva apresentação do Pe. Rocha sobre o significado de “Conhecer D. Bosco”, 1ª etapa do programa já indicado pelo Reitor - Mor para toda a FS nestes três anos que nos separam do Bicentenário do seu nascimento. Em seguida, dois membros do  Conselho nacional da ASC, a Idália Almeida e o Rui Marques, esclareceram-nos, também com o próprio testemunho, sobre como se deve entender e praticar a formação inicial de candidatos jovens ou não que desejem discernir se Deus os chama a ser membros da ASC.

O Rui Marques, Coordenador da ASC e o Joaquim Moreira, Vice-Coordenador falaram-nos da organização e importância do 1º Encontro Ibérico de Salesianos Cooperadores que vai ter lugar em Madrid de 29/10 a 1/11 próximos, durante o qual se realizará mais um Congresso Regional com os Delegados e Conselhos provinciais da ASC na Península Ibérica, razão pela qual a data da Peregrinação a Mogofores está, também este ano, alterada para o penúltimo Domingo de Outubro. Ficámos ainda informados de que na referida Peregrinação tomará posse um novo conselho nacional ADMA formado por membros oriundos das casas FMA e SDB que será eleito em Fátima a 15 de Outubro próximo. A última comunicação foi sobre o aliciante programa de animação nacional do Santuário de Maria Auxiliadora, em Mogofores, pelo Pe. João de Brito.

Sem dúvida que todos ficámos entusiasmados para começarmos os encontros locais neste novo ano pastoral e, já agora, aproveitamos para daqui agradecer também o facto de podermos receber, via e-mail, nos respectivos centros os vários conteúdos aqui expostos através de PowerPoint, subsídios valiosos para a formação nos grupos.     

Ir. Mª de Jesus Reis

 

[voltar a notícias]

© 2007-2011 | Instituto Filhas de Maria Auxiliadora