Filhas de Maria Auxiliadora
Fundadores | Carisma
FMA Mundo
FMA Portugal
Família Salesiana
Pastoral Juvenil
Recursos | Partilha
Publicações
Ligações Úteis
Sugestões | Contactos

Nossa Senhora Auxiliadora

Encontro CIEP para Animadoras de Comunidades e outras FMA implicadas nas casas de irmãs mais fragilizadas e idosas

 

Encontro CIEP para Animadoras de Comunidades e outras FMA implicadas nas casas de irmãs mais fragilizadas e idosas
Encontro CIEP para Animadoras de Comunidades e outras FMA implicadas nas casas de irmãs mais fragilizadas e idosas

Madrid 12-13 novembro 2011

 

Respondendo a esta convocatória, concentraram-se no PLANTIO Irmãs das cinco inspetorias que compõem a CIEP. Foi a de León que nos acolheu e orientou, maravilhosamente, o encontro. A Ir. María Fisichella, do Âmbito da Formação, foi a animadora do mesmo. Com os conteúdos muito bem elaborados, usou também uma dinâmica que, a partir do primeiro momento, permitiu a constituição de um grupo dinâmico, comunicativo e reflexivo. O título das jornadas era este: DAR VIDA AOS ANOS.

 

Poderíamos subdividir o trabalho em três partes:

  1. Das comunicações amenas porque tinham o suporte de powers. O título comum fala por si mesmo: “A paixão do Da mihi animas, dom e responsabilidade em todas as estações da vida”. Foi desenvolvido em dois tempos: 1. ‘A resposta à entrega “a ti as confio” não tem limite de idade’ e 2. ‘Acompanhamento formativo’ - uma cuidadosa e documentada exposição que constituiu o coração destas jornadas.

  2. Partilhar as experiências das cinco inspetorias relativas ao cuidado e atenção às irmãs idosas e doentes. Os contributos foram muito enriquecedores e a partilha registou bastantes factores comuns. Foi um diálogo de 2 horas do qual todas saímos enriquecidas.  Importante foi a positividade com que cada uma se expressava pois percebia-se que a missão de ajudar a dar vida aos anos às nossas irmãs é gratificante e, no dizer também de alguém, apaixonante. Tudo isto a partir do Da mi animas de quem está com elas. Não escondemos a dificuldade e a abnegação que isto implica mas…é como tudo na vida.

  3. Proposta de ‘três perfis de FMA que alimentaram de modo particular a paixão do Da mihi animas… até ao fim’. Foram muito bem selecionadas pela Ir.Piera Cavaglià. Boa dinâmica para as trabalhar e um trabalho de assembleia que nos levou a conclusões concretas a partir das constantes nelas encontradas. Destacou-se a importância do Acompanhamento pessoal e grupal.

Tudo isto levou a algumas conclusões que, sem serem expressas em forma de síntese, permanecem bem vivas na memória. Valorizámos a importância de sermos ‘comunidades testemunho’; partilhar critérios de ação entre as irmãs que acompanham; que não se perca o contacto com as obras educativas segundo as possibilidades de cada casa; favorecer, através de ações concretas, o sentido de gratidão, a oração e oferta pela missão juvenil; acolher cada uma como é e como está; desenvolver atividades que as mantenham ativas… e  tantas outras coisas.

 

Pensamos que este tipo de encontros são necessários porque as casas que têm esta missão necessitam de refletir, partilhar e ajudar-se mutuamente.

Por tudo isto, o nosso agradecimento à CIEP que tornou possível este fim de semana tão enriquecedor para todas.

                                                                                             

Uma das Participantes

 

 

[voltar a notícias]

© 2007-2012 | Instituto Filhas de Maria Auxiliadora