Filhas de Maria Auxiliadora
Fundadores | Carisma
FMA Mundo
FMA Portugal
Família Salesiana
Pastoral Juvenil
Recursos | Partilha
Publicações
Ligações Úteis
Sugestões | Contactos

Nossa Senhora Auxiliadora

A festa de Natal do Internato – Casa de Santa Ana, Setúbal

 

A festa de Natal do Internato – Casa de Santa Ana, Setúbal
A festa de Natal do Internato – Casa de Santa Ana, Setúbal
A festa de Natal do Internato – Casa de Santa Ana, Setúbal
A festa de Natal do Internato – Casa de Santa Ana, Setúbal

As nossas meninas internas andavam numa roda viva há uns dias largos. Ensaios que se prolongavam a fim de que tudo saísse certinho, cânticos a entoar e flautas a afinar.

 

O dia 19 foi o dia marcado e a Eucaristia abriu esta flor da gratidão que todas se empenhavam em aspirar. Veio o Sr. P. Zé Maria de Palmela, já acostumado a estes encontros, sempre feliz por ajudar o povo de Deus, nomeadamente esta parcela necessitada de cuidados especiais. Convidaram-se as famílias e os amigos, mas nem sempre os convidados acham que estão “vestidos” a preceito para estes acontecimentos. De forma que, tanto na capela como no salão, havia ainda muitos lugares à espera dos ocupantes.

 

Foi linda a Eucaristia, cheirava a Natal e as meninas envolvidas nesse clima único, mostravam um rosto aberto e transparente. No palco, então, nem apetecia desprender o olhar daquelas vestes resplandecentes e contrastantes, onde o S. José e Maria eram eles mesmos naquela simplicidade de movimentos e de dizeres.

 

Seguiu-se o convívio para todos, ruidoso até, mas muito contido e só quando as prendas foram abertas se deu largas aos uhuu…e aos óhoos… As nossas meninas internas tiveram gestos que ajudam a construir a personalidade do futuro, oferecendo a cada Irmã e Educadora uma pequena prenda comprada com a ajuda das suas economias.

 

Algumas saíram em seguida com a família, a maioria fica, umas à espera do Natal para irem com a família natural ou com a de acolhimento, mas todas mantêm aquele ambiente de festa familiar. É assim que Jesus nasce e vai ocupando o seu lugar onde o deixam entrar.

 

A Comunidade da Casa de Santa Ana

 

 

[voltar a notícias]

© 2007-2012 | Instituto Filhas de Maria Auxiliadora