Casa Sta. Maria D. Mazzarello – Abrantes


Abrantes
Contactos:
Casa paroquial
Rua da Igreja S/N.º
Chainça
2200-152 Abrantes

Tel.: 241 377 158
Email: dir.cmm@salesianas.pt

Casa Sta. Maria D. Mazzarello

A Casa Maria Mazzarello está situada no espaço da Igreja Nossa Senhora das Graças, na residência paroquial da Chainça e integra a Paróquia de S. Vicente, em Abrantes, cidade do distrito de Santarém, na província do Ribatejo.

Designada com o nome da cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e confiada à sua proteção, a casa “Maria Mazzarello foi aberta a pedido do Bispo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, em setembro de 2005.

A Primeira comunidade, constituída por três Filhas de Maria Auxiliadora, foi apresentada à Comunidade cristã no dia onze do mesmo mês, pelo senhor Bispo, D. José Francisco Sanches Alves, que se deslocou propositadamente à Igreja local, onde celebrou, juntamente com o Pároco, o Cónego Padre José da Graça.

As atividades da comunidade, conforme acordado e segundo as necessidades e possibilidades reais avaliadas no terreno, são direcionadas para a colaboração na Catequese Paroquial, a formação de Catequistas, a animação e formação litúrgica, a pastoral juvenil local, a animação no Jardim de Infância paroquial e o apoio religioso a idosos e doentes, incluindo visitas domiciliaras como ministros extraordinários da Eucaristia. Segundo o acordo, estão ainda abertas outras atividades e formas de presença, desde que  sejam significativas e aceites por ambas as partes.