Colégio Laura Vicunha – Vendas Novas


V-Novas
Contactos:
Av. 25 de Abril, 15
7080-134 VENDAS NOVAS

Tel.: 265 809 510
Fax: 265 809 517
Email: clv.vendasnovas@salesianas.pt

Colégio Laura Vicunha

Laura Vicunha, que dá o nome ao Colégio, foi uma adolescente argentina que, no início do século XX, frequentou o Colégio das Irmãs Salesianas e veio a falecer com apenas13 anos de idade. A exemplaridade da sua curta existência elevou-a às honras dos altares.

O Colégio situa-se em Vendas Novas, a “sala de visitas” do Alentejo. Vendas Novas começou por ser um pequeno aglomerado, junto à estrada principal, ao qual os viajantes chamavam “Vendas”. E, em virtude da abundância do ouro vindo do Brasil, em 1728, foi construído o Palácio das Passagens, mandado edificar por D. João V, para servir de abrigo à comitiva real, de passagem por aqui, com destino à Espanha. Este palácio muito contribuiu para o desenvolvimento da região. Em 1856, por decisão de D. Pedro e por vontade do povo, estabeleceu-se no Palácio das Passagens, a unidade militar que veio trazer à terra um grande incremento.

A população aumentou, o comércio desenvolveu-se e surgiram novas actividades, recentemente implementadas no Parque Industrial. Em 1993, a vila de Vendas Novas foi elevada à categoria de cidade.

É neste ambiente que surge, em 1966, o Colégio Laura Vicunha que iniciou a sua atividade escolar no actual edifício da GNR e ali permaneceu até 1972, ano em que se transferiu para as novas instalações feitas de raiz.

Ao longo destes anos, já se viveram várias fases de crescimento e redução da actividade, consequência das movimentações e novas propostas educativas que, entretanto, foram aparecendo.

Atualmente, no Colégio existe a Educação Pré-escolar, 1º, 2º e 3º CEB com turmas únicas.