Família Salesiana


salesianas-familia-salesiana

O que é a Familia Salesiana?

A Família Salesiana é um conjunto de batizados e consagrados que, com a originalidade do dom que Deus lhes concedeu, se põem ao serviço da missão da Igreja, especialmente no vasto mundo da juventude, dos ambientes populares, dos pobres e das populações ainda não evangelizadas. (Cfr CICFS 6,3)

Como é constituída a FS?

A Família Salesiana de S. João Bosco é constituída atualmente por 30 grupos oficialmente reconhecidos com um total de cerca de 402.500 membros. São 18 Institutos Religiosos, 3 Institutos Seculares e 9 Associações Laicais.

Como está organizada toda esta variedade de grupos?

“Os quatro primeiros grupos foram fundados por Dom Bosco e são os herdeiros diretos da sua obra:

  • Salesianos de Dom Bosco (SDB)
  • Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)
  • Associação dos Salesianos Cooperadores (ASC)
  • Associação de Maria Auxiliadora (ADMA).

A estes devem reportar-se e com eles confrontar-se todos os outros grupos no que diz respeito ao espírito, ao campo da missão, à metodologia de ação pedagógica e apostólica” diz a Carta de Identidade da Família Salesiana.

Os 4 grupos citados constituem o primeiro título de pertença à Família Salesiana.

“Um segundo título de pertença é o dos numerosos Grupos de vida consagrada, quer religiosos, quer seculares, bem como algumas Associações católicas, surgidas pela força criativa de alguns filhos de Dom Bosco” (CICFS 3, 4)

E, onde se enquadram, tantos seguidores do espírito salesiano?

Existe outro nível de pertença à Família salesiana constituído “por títulos particulares de pertença que se reportam ao círculo de pessoas que fazem parte do vasto Movimento Salesiano e encontram na Família Salesiana o seu núcleo animador.  É formado pelos Amigos de Dom Bosco, pelo Movimento Juvenil Salesiano e, mais em geral, pelo Voluntariado social salesiano e uma ampla presença de educadores e educadoras, catequistas, adultos profissionais  políticos simpatizantes, colaboradores e colaboradoras, mesmo pertencentes a diferentes religiões e culturas, que se encontram nos cinco continentes.” (CICFS 3,5)

Há mais grupos que desejam entrar para FS?

“O carisma de Dom Bosco continua a inspirar pessoas de boa vontade. Existem outros grupos que desejam ser membros da Família Salesiana.”

Como é que um novo grupo entra a fazer parte da Família Salesiana?

“O título jurídico de pertença é conferido pela carta de reconhecimento oficial que o Reitor-Mor envia como resposta ao pedido apresentado por cada um dos Grupos.” (Art 3 da CICFS)

Para saber mais: http://www.familia.salesianos.pt/