Antigos/as Alunos/as FMA


salesianas-familia-salesiana-fma-2
  • Linhas de Empenho Europeias:

    “A criação dom de Amor: Abordagem Bíblica”

    – por Ir. Maria Ko Ha Fong fma [Fátima, 19 de Maio de 2011]

    DOC 1 / DOC 2

  • Linhas de Empenho Europeias:

    A criação: dom de amor, dom para amar, dom para curar

    – por Mons. Domenico Sigalini [Fátima, 19 de Maio de 2011]

    DOC 1 / DOC 2

Antigos/as Alunos/as

São muitos e espalhados um pouco por todo o mundo, têm no coração a memória de um encontro com S. João Bosco Bosco ou com S. Maria Mazzarello, nas suas casas: um tesouro de valores transmitidos, acolhidos e vividos nas mais variadas situações de vida. Trabalham nas fábricas, nos campos, nos escritórios, nas escolas, nos parlamentos, nos hospitais, nas tarefas políticas, militares, jurídicas e religiosas.

ORIGENS

Nasceram espontaneamente por ocasião da festa onomástica de Dom Bosco, dia “inesquecível”, a 24 de Junho de 1870. Foi o antigo aluno Carlos Gastini a atrair alguns antigos colegas do primeiro Oratório.
Logo a partir de 1874 começaram a organizar-se “convénios anuais” a fim de se encontrarem com o próprio Dom Bosco que lhes traçou um importante programa: “Sede cidadãos honrados e bons cristãos”. Os primeiros antigos alunos sentiam orgulho em honrar Dom Bosco!
Desde 1920 a revista Vozes Fraternas (Voci Fraterne), editada em Itália, é o órgão oficial de intercâmbio.

ANTIGAS ALUNAS

A Associação nasce em 1908 de entre um grupo de antigas oratorianas de Turim (Via Cottolengo, 33), guiadas pelo bem-aventurado Filipe Rinaldi e por Catarina Arrighi, tendo em vista a promoção cristã, moral e social da mulher. É esta uma das notas específicas da acção das Antigas Alunas de Maria Auxiliadora.

Elas reconhecem, como ponto de referência e guia de toda a Associação, a Superiora-Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
A revista União é, desde 1921, o órgão de intercâmbio das Antigas Alunas.

VIDEO DE APRESENTAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO MUNDIAL – ANTIGAS(OS) ALUNAS(OS)

[Fonte: Filhas de Maria Auxiliadora – Geral – Canal Youtube]

Ver também: http://www.facebook.com/federacao.aafma