Filhas de Maria Auxiliadora
Fundadores | Carisma
FMA Mundo
FMA Portugal
Família Salesiana
Pastoral Juvenil
Recursos | Partilha
Publicações
Ligações Úteis
Sugestões | Contactos

Nossa Senhora Auxiliadora

Madre Geral FMA em Portugal - de 15 a 30 de Setembro 09

 

Madre Geral em Portugal - Setembro09

 

MADRE YVONNE REUNGOAT NO EXTERNATO E CASA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO [ver fotos]

Assunção, Cascais,  28 Setembro 2009

 

Dia 28 de Setembro, 2009!

Inesquecível! Feliz!

Chegava à nossa Escola, à nossa casa, a 9ª sucessora de Madre Mazzarello:

Madre Yvonne Reungoat!

Sim, os nossos olhos viram e os sorrisos cruzaram-se em gestos de afecto, carinho, respeito, comoção filial. Era a concretização de uma expectativa criada em todo o ambiente educativo e traduzida por um acolhimento e permanência duma Presença simples, feliz, comprometida com Deus e com quantos Ele lhe confia.

Acolhemo-la festivamente no salão da Escola com o hino recém-criado para as celebrações cinquentenárias da casa, cantado com  expressividade encantadora e contagiante, incutida e alimentada por cada responsável do grupo e da nova professora de música.

A saudação, feita por uma aluna do 4º ano do ensino básico, expressou o sentir de toda a escola que ofereceu à Madre 50 terços para crianças pobres doutras escolas, um DVD com o historial dos 50 anos do Externato, um outro com o hino do cinquentenário e, como expressão de genuína alegria, um lindo ramo de flores.

Madre Yvonne dirigiu uma saudação a toda a CE ali presente, agradecendo e augurando a todos a pedagogia do sorriso, cuja força educativa – disse -  gera e consolida a alegria de viver.

Após a pequena expressão artística dum grupo de alunas que, em dança, quis manifestar à Madre a alegria pela sua presença, houve a oferta tradicional do chupa-chupa.

A presença da Madre foi vivida e aconchegada com muito amor. Quisemos que se sentisse em casa. Gostámos do seu sorriso contagiante, que deixou marcas na memória e no coração. Na visita que fez aos vários ambientes da escola, teve oportunidade de contactar com cada grupo no próprio ambiente de trabalho, onde renovou o convite de cada uma ser expressão do amor educativo de D. Bosco e de Madre Mazzarello.

Na residência das Irmãs, foi acolhida com muito carinho e alegria pelas mais anciãs e doentes que a saudaram festivamente e a quem a Madre acarinhou com muito amor.

O almoço-convívio foi o ápice deste inesquecível encontro com quem é, hoje, para nós garante vivente do carisma das Origens. Reunidas na‘sala de cima’, saboreámos a alegria da proximidade e da partilha. Gostámos de ouvir falar da vitalidade do Instituto em várias partes do mundo e da necessidade em confiar na obra do Espírito, que nos convida a testemunhar sempre a alegria do que somos e fazemos.

Após uma foto de conjunto, despedimo-nos, agradecidas, desejando à Madre a realização dos seus mais nobres desejos.

Esta data fica assinalada com letras de oiro na crónica da nossa casa que recordará a passagem de Madre Yvonne como dom e presente de Deus para nós.

Comunidade Nª Sra da Assunção

 

© 2007-2009 | Instituto Filhas de Maria Auxiliadora