Animação Missionária


42-140anos
Campanha Missionária 2016 - Sudão do Sul

Ver pdf: sudao-do-sul

Blog Missionário FMA - 'ANDATE'

Ver Blog: Blog Missionário FMA - 'ANDATE'

Campanha Missionária 2014 - Manaus

Ver pdf: Campanha Missionária 2014 Manaus Projeto "Mãos entrelaçadas"

Campanha Missionária 2015 - Laos

Ver pdf: Campanha Missionária 2015

View All

Animação Missionária

A dimensão missionária é essencial ao Carisma Salesiano.

Um pouco de História

São João Bosco organizou a primeira expedição em 1875, dando origem às Missões Salesianas. 10 Missionários saem de Turim em 11 de novembro de 1875 e chegam a Buenos Aires em 14 de dezembro. O seu destino final é a Patagônia, na Argentina. Como Dom Bosco, somos abertos e solidários com as culturas dos povos. Desde essa Primeira Expedição, as Salesianas hoje estão presentes em 131 países nos cinco continentes, sendo solidárias com o mundo e com sua história, à luz de Jesus Cristo.

Quais são os objetivos da Animação Missionária?

Despertar, por meio de leituras e atividades, o amor às missões salesianas. Motivar e retomar entre os salesianos e jovens das nossas Obras o sentido do ardor missionário.

Refere-se aos projetos ligados à evangelização, tanto dos jovens enviados como da comunidade que os recebe em estilo salesiano. Os projetos da animação missionária deslocam os seus assistidos para outras realidades, para outras formas de se viver; e o missionário, sem ferir a cultura e as crenças, coloca-se na condição de servir espiritualmente, assistencialmente, promocionalmente essas pessoas, na sua maioria, carentes.

Na realização da missão salesiana, através da PJS, nós animamos tanto o espírito do voluntariado (serviço, solidariedade – dimensão social da caridade, gratuidade, disponibilidade diante das pessoas em dificuldades etc.) quanto o próprio voluntariado (todas as formas específicas de voluntariado educativo organizado), para que seja vivido em cada uma das nossas CEPs. (Dicastério para PJS, Quadro de referencia da PJS, p. 126).

O voluntariado juvenil salesiano é também uma indicação importante da riqueza e da vastidão da irradiação do carisma de Dom Bosco e do protagonismo juvenil na dedicação e empenho pessoal e promoção humana. (Idem, p. 126…).

Compromisso
  • Rezar pelas Missões
  • Reunião periódica
  • Oferecer sacrifícios pelos Missionários
  • Informar-se e amar cada vez mais as Missões.
Símbolos Missionários
  • O mundo
  • O rosário
  • A cruz e a Bíblia
  • As sandálias
  • As cincos cores: África – verde, América – vermelho, Oceania –Azul, Europa – branco, Ásia – amarelo
Espiritualidade Missionária

O missionário deve ter um deserto para encontrar-se e buscar Deus, Fonte da vocação missionária. Deve encontrar momentos e dedicar-se à oração. A oração do missionário é centrada na palavra de Deus, é eclesial e universal.